Caracterização das falhas de transferência na porção norte da Bacia de Santos a partir da integração de dados geológicos e geofísicos

Autores

  • Iata Anderson de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Hans Dirk Ebert In memorian
  • Joel Carneiro de Castro Universidade Estadual Paulista
  • Adilson Viana Soares Junior Fundação para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista
  • Gustavo Henrique Teixeira da Silva Petrobras
  • Carlos Felipe Benvenutti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.70369/tn334235

Palavras-chave:

falhas de transferência, lineamentos tectônicos, Bacia de Santos

Resumo

No embasamento pré-cambriano aflorante no continente, foram identificadas e caracterizadas estruturas que se dirigem transversal/subtransversalmente à costa. Essas estruturas foram analisadas em imagens de modelo digital de elevação SRTM 90m, extraindo-se lineamentos NW-SE que interceptam as estruturas NE-SW do embasamento. Esses lineamentos foram selecionados, classificados em 48 segmentos que se projetam para offshore e correlacionados com estruturas da bacia. Nesta, foram interpretadas 25 seções sísmicas 2D, 12 perfis de poços e dados de métodos potenciais, identificando-se os horizontes estratigráficos chave e as principais estruturas, e gerando mapas estruturais de cada horizonte. Foram detectadas seis falhas de transferência (FTs) nomeadas FT-1 a FT-6, cujas extensões no continente correspondem a lineamentos designados FC1 a FC6. As FTs foram relacionadas com falhas de transferência e com a evolução e deformação da porção norte da Bacia de Santos. Nas seções sísmicas, essas falhas apresentam deslocamentos laterais em estruturas-em-flor, inversão de rejeito passando de normal no topo para reverso na base, mudanças abruptas na espessura ou mesmo desaparecimento dos refletores. No mapa estrutural do Embasamento e do Topo do Rifte, as falhas controlam alguns depocentros e, em algumas áreas, observam-se deslocamentos. Os mapas de métodos potenciais indicam que, em algumas áreas, há deslocamentos acentuados das anomalias associados às FTs. Em algumas seções sísmicas, notase reativação das FTs quando interceptam horizontes, desde o embasamento até as camadas mais recentes. A integração dos dados em ambiente 3D permitiu observar a extensão das FTs nas descontinuidades do continente.

Downloads

Publicado

2009-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Iata Anderson de; EBERT , Hans Dirk; CASTRO, Joel Carneiro de; SOARES JUNIOR, Adilson Viana; SILVA, Gustavo Henrique Teixeira da; BENVENUTTI, Carlos Felipe. Caracterização das falhas de transferência na porção norte da Bacia de Santos a partir da integração de dados geológicos e geofísicos. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 109–132, 2009. DOI: 10.70369/tn334235. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/122. Acesso em: 12 nov. 2024.