Caracterização das falhas de transferência na porção norte da Bacia de Santos a partir da integração de dados geológicos e geofísicos
DOI:
https://doi.org/10.70369/tn334235Palavras-chave:
falhas de transferência, lineamentos tectônicos, Bacia de SantosResumo
No embasamento pré-cambriano aflorante no continente, foram identificadas e caracterizadas estruturas que se dirigem transversal/subtransversalmente à costa. Essas estruturas foram analisadas em imagens de modelo digital de elevação SRTM 90m, extraindo-se lineamentos NW-SE que interceptam as estruturas NE-SW do embasamento. Esses lineamentos foram selecionados, classificados em 48 segmentos que se projetam para offshore e correlacionados com estruturas da bacia. Nesta, foram interpretadas 25 seções sísmicas 2D, 12 perfis de poços e dados de métodos potenciais, identificando-se os horizontes estratigráficos chave e as principais estruturas, e gerando mapas estruturais de cada horizonte. Foram detectadas seis falhas de transferência (FTs) nomeadas FT-1 a FT-6, cujas extensões no continente correspondem a lineamentos designados FC1 a FC6. As FTs foram relacionadas com falhas de transferência e com a evolução e deformação da porção norte da Bacia de Santos. Nas seções sísmicas, essas falhas apresentam deslocamentos laterais em estruturas-em-flor, inversão de rejeito passando de normal no topo para reverso na base, mudanças abruptas na espessura ou mesmo desaparecimento dos refletores. No mapa estrutural do Embasamento e do Topo do Rifte, as falhas controlam alguns depocentros e, em algumas áreas, observam-se deslocamentos. Os mapas de métodos potenciais indicam que, em algumas áreas, há deslocamentos acentuados das anomalias associados às FTs. Em algumas seções sísmicas, notase reativação das FTs quando interceptam horizontes, desde o embasamento até as camadas mais recentes. A integração dos dados em ambiente 3D permitiu observar a extensão das FTs nas descontinuidades do continente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Boletim de Geociências da Petrobras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem obras derivadas do material em qualquer meio ou formato, desde que seja dada a devida atribuição ao criador. A licença permite o uso comercial.