Sobre a Revista

Objetivos e escopo

O Boletim de Geociências da Petrobras (BGP) é uma publicação de caráter científico que se dedica à divulgação de trabalhos inéditos nas diversas áreas das geociências do petróleo. Seu escopo abrange a análise e avaliação de bacias sedimentares, modelagens geológicas, interpretação geofísica, geoquímica orgânica e inorgânica, sedimentologia e estratigrafia, geologia estrutural e geodinâmica, petrofísica, estimativa de reservas e recursos, gestão de dados e tecnologias aplicadas às geociências. Além disso, o BGP também se dedica a temas de geociências aplicados a outras fontes de energia e ao armazenamento geológico de gases. Desta forma, o boletim se posiciona como uma importante plataforma para a disseminação de conhecimento e inovação.

Histórico

Os notáveis resultados da Petrobras nas atividades de exploração de petróleo exigiam a criação de um veículo específico para expressar a excelência profissional dos geólogos e geofísicos da Companhia.

Assim, em 1987, foi instituído o Boletim de Geociências da Petrobras (BGP), com o objetivo de divulgar estudos originais e inéditos relacionados às atividades da Companhia no Brasil e no exterior, focando em temas pertinentes às geociências do petróleo, desenvolvimento tecnológico e pesquisas científicas.

O BGP era publicado semestralmente, nos meses de maio e novembro, e estava aberto à comunidade geocientífica. Seu formato impresso era distribuído para instituições de 48 países. Entre 2017 e 2021, registrou quase 1 milhão de acessos em sua versão on-line. O BGP já foi indexado em importantes bases de dados bibliográficas, como American Petroleum Institute (API), Petroleum Abstract (Tulsa), Compendex, Chemical Abstract, GeoRef, Scopus (Elsevier) e Energy Science.

Periodicidade

O Boletim de Geociências da Petrobras (BGP) iniciou suas publicações trimestrais em 1987, com uma média de 12 artigos por edição, até 1990. De 1991 a 2014, a periodicidade foi semestral. Suspenso em 2015, o BGP retorna em 2024 com publicação contínua, formando um volume a cada 10 artigos publicados.

Tipos de artigos

O Boletim de Geociências da Petrobras publica artigos originais, notas breves e artigos de revisão.

Notas breves abordam assuntos que são diretos ou de interesse especializado, incluindo técnicas instrumentais. Elas podem apresentar resultados negativos, descobertas incomuns ou medições concisas em contextos específicos. A formatação é semelhante ao dos artigos completos: os manuscritos não devem exceder dez páginas de comprimento, incluindo referências e diagramas.

Revisão por pares

O BGP segue um processo de revisão simples anônima, no qual os revisores conhecem a identidade do autor, mas o autor não sabe quem são os revisores. Toda submissão será inicialmente avaliada por nossos editores para determinar se é adequada para publicação neste periódico. Se considerada apropriada, será enviada a pelo menos dois revisores para avaliações independentes sobre a qualidade científica. A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do seu artigo cabe aos nossos editores. Autores que desejarem contestar a decisão editorial sobre seu manuscrito podem enviar um pedido formal de apelação para o comitê editorial: cc-boletimgeociencias-bgp@petrobras.com.br

Nossos editores não participam de decisões sobre artigos que:

  • Eles próprios tenham escrito.
  • Sejam escritos por familiares ou colegas.
  • Relacionem-se a produtos ou serviços nos quais tenham interesse.

Essas submissões seguirão os procedimentos usuais, com a revisão por pares sendo gerenciada de forma independente do editor envolvido e de seu grupo de pesquisa.

Os revisores são escolhidos pelos editores com base em sua expertise nos temas e métodos do manuscrito, bem como em seu histórico positivo na avaliação de manuscritos anteriores. Eles são instruídos a seguir as diretrizes do COPE (COPE Ethical guidelines for peer reviewers — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.9),

Diretrizes de avalição 

O BGP disponibiliza, a seguir, suas diretrizes e o formulário utilizados no processo de avaliação, prontos para download:

Diretrizes de Avaliação

Formulário de Avaliação

Critérios para publicação

Artigos originais bem-sucedidos devem demonstrar as qualidades listadas abaixo. Esta lista orienta as decisões editoriais e ajuda os autores a identificar pontos de melhoria. Os autores podem usá-la como uma lista de verificação para preparar seu artigo para submissão.

Os critérios abaixo referem-se à qualidade técnica do trabalho e à forma como é apresentado:

  • O artigo tem um propósito claro e bem justificado.
  • As perguntas de pesquisa ou hipóteses são claramente declaradas e abordadas.
  • Os métodos científicos e a análise são robustos e competentes.
  • A apresentação dos dados é distinta da interpretação.
  • Há dados suficientes para apoiar as conclusões.
  • Argumentos, tabelas de dados e figuras são claros e acessíveis.

Os critérios abaixo avaliam o impacto, a novidade e o valor intelectual do artigo: 

  • A importância ampla e genérica do trabalho é adequadamente explicada.
  • O trabalho contém elementos novos com objetivos, hipóteses ou métodos inovadores.
  • O artigo representa um avanço importante na área, com resultados significativos que acrescentam ao nosso entendimento científico das geociências.
  • O material não foi publicado anteriormente.

Edições especiais 

O processo de revisão por pares para edições especiais segue o mesmo procedimento das submissões regulares. No entanto, um editor convidado enviará as submissões aos revisores e recomendará uma decisão ao editor-chefe do periódico. O editor-chefe supervisiona o processo de revisão por pares de todas as edições especiais para garantir que os altos padrões de ética de publicação e responsividade sejam mantidos, sendo responsável pela decisão final sobre a aceitação ou rejeição dos artigos.

Acesso aberto

O BGP oferece acesso irrestrito e imediato a todo o seu conteúdo. Não há taxas ou contribuições financeiras exigidas de autores, usuários ou instituições. Os autores poderão submeter artigos e, se aceitos, serão publicados sem custo. Todos os usuários e instituições têm a capacidade de acessar, ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir ou pesquisar o texto completo dos artigos publicados.

Cronograma de publicação

O Boletim de Geociências da Petrobras está retomando suas publicações no segundo semestre de 2024. Assim que as primeiras edições forem publicadas, mais detalhes sobre o tempo médio de cada etapa do processo editorial serão fornecidos. Atualmente, considerando os prazos inicialmente definidos pela equipe editorial, esperando que o período entre a submissão e a primeira publicação online seja de aproximadamente 22 semanas.

Instituição financiadora

Petrobras - Petróleo Brasileiro SA