Sobre a Revista

Objetivos e escopo

O Boletim de Geociências da Petrobras (BGP) é uma publicação de caráter científico que se dedica à divulgação de trabalhos inéditos nas diversas áreas das geociências do petróleo. Seu escopo abrange a análise e avaliação de bacias sedimentares, modelagens geológicas, interpretação geofísica, geoquímica orgânica, sedimentologia e estratigrafia, geologia estrutural e geodinâmica, petrofísica, estimativa de reservas e recursos, gestão de dados e tecnologias aplicadas às geociências. Além disso, o BGP também se dedica a temas de geociências aplicados a outras fontes de energia e ao armazenamento geológico de gases. Desta forma, o boletim se posiciona como uma importante plataforma para a disseminação de conhecimento e inovação.

Periodicidade

O Boletim de Geociências da Petrobras (BGP) iniciou suas publicações trimestrais em 1987, com uma média de 12 artigos por edição, até 1990. De 1991 a 2014, a periodicidade foi semestral. Suspenso em 2015, o BGP retorna em 2024 com publicação contínua, formando um volume a cada 10 artigos publicados.

Tipos de artigos

O Boletim de Geociências da Petrobras publica artigos originais, notas breves e artigos de revisão.

Notas breves abordam assuntos que são diretos ou de interesse especializado, incluindo técnicas instrumentais. Elas podem apresentar resultados negativos, descobertas incomuns ou medições concisas em contextos específicos. A formatação é semelhante ao dos artigos completos: os manuscritos não devem exceder dez páginas de comprimento, incluindo referências e diagramas.

Revisão por pares

O BGP segue um processo de revisão simples anônima, no qual os revisores conhecem a identidade do autor, mas o autor não sabe quem são os revisores. Toda submissão será inicialmente avaliada por nossos editores para determinar se é adequada para publicação neste periódico. Se considerada apropriada, será enviada a pelo menos dois revisores para avaliações independentes sobre a qualidade científica. A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do seu artigo cabe aos nossos editores. Autores que desejarem contestar a decisão editorial sobre seu manuscrito podem enviar um pedido formal de apelação para o comitê editorial: cc-boletimgeociencias-bgp@petrobras.com.br

Nossos editores não participam de decisões sobre artigos que:

  • Eles próprios tenham escrito.
  • Sejam escritos por familiares ou colegas.
  • Relacionem-se a produtos ou serviços nos quais tenham interesse.

Essas submissões seguirão os procedimentos usuais, com a revisão por pares sendo gerenciada de forma independente do editor envolvido e de seu grupo de pesquisa.

Os revisores são escolhidos pelos editores com base em sua expertise nos temas e métodos do manuscrito, bem como em seu histórico positivo na avaliação de manuscritos anteriores. Eles são instruídos a seguir as diretrizes do COPE (COPE Ethical guidelines for peer reviewers — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.9),

Diretrizes de avalição 

O BGP disponibiliza, a seguir, suas diretrizes e o formulário utilizados no processo de avaliação, prontos para download:

Diretrizes de Avaliação

Formulário de Avaliação

Edições especiais 

O processo de revisão por pares para edições especiais segue o mesmo procedimento das submissões regulares. No entanto, um editor convidado enviará as submissões aos revisores e recomendará uma decisão ao editor-chefe do periódico. O editor-chefe supervisiona o processo de revisão por pares de todas as edições especiais para garantir que os altos padrões de ética de publicação e responsividade sejam mantidos, sendo responsável pela decisão final sobre a aceitação ou rejeição dos artigos.

Acesso aberto

O BGP oferece acesso irrestrito e imediato a todo o seu conteúdo. Não há taxas ou contribuições financeiras exigidas de autores, usuários ou instituições. Os autores poderão submeter artigos e, se aceitos, serão publicados sem custo. Todos os usuários e instituições têm a capacidade de acessar, ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir ou pesquisar o texto completo dos artigos publicados.

Histórico

Os notáveis resultados da Petrobras nas atividades de exploração de petróleo exigiam a criação de um veículo específico para expressar a excelência profissional dos geólogos e geofísicos da Companhia.

Assim, em 1987, foi instituído o Boletim de Geociências da Petrobras (BGP), com o objetivo de divulgar estudos originais e inéditos relacionados às atividades da Companhia no Brasil e no exterior, focando em temas pertinentes às geociências do petróleo, desenvolvimento tecnológico e pesquisas científicas.

O BGP era publicado semestralmente, nos meses de maio e novembro, e estava aberto à comunidade geocientífica. Seu formato impresso era distribuído para instituições de 48 países. Entre 2017 e 2021, registrou quase 1 milhão de acessos em sua versão on-line. O BGP já foi indexado em importantes bases de dados bibliográficas, como American Petroleum Institute (API), Petroleum Abstract (Tulsa), Compendex, Chemical Abstract, GeoRef, Scopus (Elsevier) e Energy Science.

Cronograma de publicação

O Boletim de Geociências da Petrobras está retomando suas publicações no segundo semestre de 2024. Assim que as primeiras edições forem publicadas, mais detalhes sobre o tempo médio de cada etapa do processo editorial serão fornecidos. Atualmente, considerando os prazos inicialmente definidos pela equipe editorial, esperando que o período entre a submissão e a primeira publicação online seja de aproximadamente 22 semanas.

Instituição financiadora

Petrobras - Petróleo Brasileiro SA

ÉTICA E POLÍTICAS

Declaração de submissão

Ao submeter um artigo ao Boletim de Geociências da Petrobras, os autores confirmam que:

  • O trabalho descrito não foi publicado anteriormente, exceto na forma de um resumo, uma palestra publicada, uma tese acadêmica ou um relatório registrado.
  • O artigo não está sendo considerado para publicação ou avaliado em outro lugar.
  • A publicação do artigo é aprovada por todos os autores e, tacitamente ou explicitamente, pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi realizado.
  • Se aceito, o artigo não será publicado em outro lugar da mesma forma, em português, inglês ou qualquer outro idioma, incluindo formato eletrônico.

As submissões devem atender aos seguintes requisitos:

Para autores Petrobras: 

  • Cumprir os requisitos legais no uso de dados geológicos e geofísicos externamente à Companhia, seguindo os padrões internos vigentes, e anexar comprovante de autorização para publicação dos dados.
  • Seguir as diretrizes internas da Petrobras quanto a divulgação externa dos resultados dos projetos realizados através de Termos de Cooperação e Convênios entre Petrobras e instituições científicas e tecnológicas - ICT ou empresas e anexar comprovante de autorização.

Todos os autores:

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e à integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Autoria

Cada autor deve ter contribuído substancialmente para a concepção e elaboração do estudo, a aquisição de dados ou a análise e interpretação dos dados. Além disso, os autores devem ter participado da redação do artigo ou de sua revisão crítica para um conteúdo intelectual significativo. Finalmente, todos os autores precisam aprovar a versão final para submissão.

Os autores também são obrigados a aceitar a responsabilidade por todos os aspectos do trabalho, garantindo que quaisquer dúvidas sobre a precisão ou integridade de qualquer parte sejam minuciosamente examinadas e resolvidas.

Alterações na autoria

Os editores do BGP geralmente não aceitam alterações na autoria após a submissão do manuscrito. Qualquer solicitação de alteração de autoria deve ser feita pelo autor correspondente, que deve fornecer ao editor do periódico a justificativa para o pedido, acompanhada da confirmação por escrito de todos os autores, incluindo aqueles que estão sendo adicionados ou removidos, de que concordam com a adição, remoção ou rearranjo. Os autores devem considerar cuidadosamente e finalizar a lista e a ordem de autoria antes da submissão inicial.

Conflito de interesses

Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras ou pessoais com indivíduos ou organizações que possam influenciar ou enviesar seu trabalho. A declaração de divulgação deve indicar se existem potenciais conflitos de interesse, especificando a fonte e a natureza, caso existam. Para evitar ambiguidades, os autores devem declarar explicitamente se há ou não interesses concorrentes.

Fontes de financiamento

Os autores devem divulgar qualquer financiamento ou bolsas de pesquisa, bem como suas fontes, recebidos durante o curso do estudo, pesquisa ou preparação do manuscrito.

Declaração de uso de IA generativa na escrita científica

Os autores devem declarar o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa na redação científica ao submeterem seus artigos. Esta declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas, como verificadores de gramática, ortografia e referências. Se não houver nada a divulgar, não é necessário adicionar uma declaração específica.

Também não se aplica ao uso de ferramentas de IA para analisar e extrair insights de dados como parte do processo de pesquisa. Neste caso, os métodos utilizados devem ser discutidos como parte integrante do trabalho na seção apropriada.

Em relação à utilização dessas ferramentas no processo de escrita, recomendamos:

  • Ferramentas de IA generativa e tecnologias assistidas por IA devem ser usadas apenas para melhorar a clareza e a linguagem do manuscrito.
  • Essas ferramentas precisam ser usadas sob supervisão e controle humanos; os autores devem revisar e editar cuidadosamente o conteúdo gerado, pois a IA pode produzir material com aparência autoritativa que esteja incorreto, incompleto ou enviesado. Os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo final do trabalho.
  • Não se deve listar ou creditar a IA e as tecnologias assistidas por IA como autoras ou coautoras no manuscrito, uma vez que a autoria implica responsabilidades e funções que só podem ser atribuídas a humanos.

O Boletim de Geociências da Petrobras proíbe o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como ChatGPT ou serviços similares, pelos revisores ou editores durante o processo de revisão por pares e avaliação de manuscritos. Essa política visa proteger os direitos dos autores e a confidencialidade das suas pesquisas. O comitê editorial está monitorando ativamente as discussões sobre o uso de IA e poderá revisar esta política no futuro. A revista segue as diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE) sobre autoria e ferramentas de IA.

Política de verificação de plágio

O processo editorial do Boletim de Geociências da Petrobras começa com uma triagem para detectar plágio, publicações duplicadas ou redundantes, utilizando o software anti-plágio CopySpider, e manipulação de imagens. Se for detectado plágio ou manipulação fraudulenta de imagens, o artigo é considerado inaceitável pelo comitê editorial. Além disso, os revisores são solicitados a avaliar questões éticas de pesquisa e publicação, como se a pesquisa foi conduzida e relatada de maneira ética, ou se têm suspeitas de plágio, fabricação, falsificação ou publicação redundante.

Em casos de má conduta científica, incluindo plágio, autoplágio, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade e disputas de autoria, a prática editorial segue o Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

Plágio é definido como a cópia deliberada, total ou parcial, do trabalho intelectual de outra pessoa sem a devida atribuição. Autoplágio refere-se ao uso, total ou parcial, de um trabalho previamente publicado pelo próprio autor, sem a devida identificação.

Critérios de publicação

Artigos originais bem-sucedidos devem demonstrar as qualidades listadas abaixo. Esta lista orienta as decisões editoriais e ajuda os autores a identificar pontos de melhoria. Os autores podem usá-la como uma lista de verificação para preparar seu artigo para submissão.

Os critérios abaixo referem-se à qualidade técnica do trabalho e à forma como é apresentado:

  • O artigo tem um propósito claro e bem justificado.
  • As perguntas de pesquisa ou hipóteses são claramente declaradas e abordadas.
  • Os métodos científicos e a análise são robustos e competentes.
  • A apresentação dos dados é distinta da interpretação.
  • Há dados suficientes para apoiar as conclusões.
  • Argumentos, tabelas de dados e figuras são claros e acessíveis.

Os critérios abaixo avaliam o impacto, a novidade e o valor intelectual do artigo: 

  • A importância ampla e genérica do trabalho é adequadamente explicada.
  • O trabalho contém elementos novos com objetivos, hipóteses ou métodos inovadores.
  • O artigo representa um avanço importante na área, com resultados significativos que acrescentam ao nosso entendimento científico das geociências.
  • O material não foi publicado anteriormente.