Submissão
Diretrizes para Autores
TIPOS DE ARTIGOS
O Boletim de Geociências da Petrobras publica artigos originais, notas breves e artigos de revisão.
Notas breves abordam assuntos que são diretos ou de interesse especializado, incluindo técnicas instrumentais. Elas podem apresentar resultados negativos, descobertas incomuns ou medições concisas em contextos específicos. A formatação é semelhante ao dos artigos completos e não deve exceder dez páginas, incluindo referências e diagramas.
IDIOMA
Serão aceitos artigos em português ou inglês.
ESCRITA E FORMATAÇÃO
Formato do arquivo
Solicitamos que sejam fornecidos arquivos editáveis durante todo o processo de submissão. As recomendações são as seguintes:
- Para textos, salvar em formato editável, utilizando as extensões .doc/.docx.
- Para tabelas e gráficos (quando utilizados como imagens), utilizar o formato .xls/.xlsx.
- Para figuras, recomendamos os seguintes formatos: .tif/.tiff para halftones e bitmaps; .jpg/.jpeg para imagens halftone; EPS ou PDF para imagens vetoriais; e .ppt/.pptx para imagens anotadas.
Figuras e tabelas são as maneiras mais eficazes de apresentar os resultados. Portanto, recomendamos especial atenção à sua qualidade gráfica e solicitamos que sejam enviadas também como arquivos separados do manuscrito.
Para facilitar o processo de revisão dos artigos, pedimos que as figuras e tabelas, juntamente com suas respectivas legendas, estejam inseridas no arquivo do manuscrito nas posições apropriadas.
Página de título
Os autores devem incluir os seguintes detalhes na página de título:
- Título do artigo: Os títulos devem ser concisos e informativos, evitando abreviações e fórmulas, a menos que sejam amplamente compreendidas. Para artigos publicados em português, o título também deve ser fornecido em inglês.
- Nomes dos autores: Forneça os nomes e sobrenomes de cada autor, garantindo que a ordem corresponda ao sistema de submissão. Verifique se todos os nomes estão corretamente escritos, sem o uso de abreviações ou omissão de sobrenomes.
- Afiliações: Liste os endereços de afiliação abaixo dos nomes dos autores, indicando onde o trabalho foi realizado (instituição, cidade, estado e país). Não utilize siglas ou abreviações, os nomes das afiliações devem ser escritos por extenso. Use uma letra minúscula em sobrescrito imediatamente após o nome do autor e antes do endereço correspondente.
- Endereço atual/permanente: Se um autor mudou de endereço desde que o trabalho foi realizado ou estava visitando durante esse período, indique um "endereço atual" (ou "endereço permanente") com uma nota de rodapé ao nome do autor. Mantenha o endereço de afiliação principal onde o trabalho foi realizado, usando numerais arábicos em sobrescrito para tais notas de rodapé.
- Autor correspondente: Identifique o autor correspondente responsável por lidar com toda a correspondência durante os processos de arbitragem, publicação e pós-publicação. Isso inclui responder a quaisquer futuras perguntas sobre os resultados, dados, metodologia e materiais.
Obs.: As informações devem ser enviadas sem o uso de siglas e abreviações, tanto para os nomes das pessoas quanto para as instituições.
Resumo
Os resumos devem ser concisos, sem quebras de parágrafo ou referências, e com até 300 palavras. O seu resumo deve ser claro, sucinto e incluir os seguintes elementos:
- Objetivos da pesquisa, questões principais ou hipóteses.
- A importância das questões levantadas.
- Uma breve visão geral dos métodos e análises utilizados, principais resultados e interpretações ou inferências chave.
- Uma explicação da relevância das descobertas.
- Uma declaração clara destacando a novidade ou importância do trabalho.
Para artigos publicados em português, o resumo também deve ser fornecido em inglês.
Palavras-chave
Forneça de 3 a 5 palavras-chave para indexação. Para artigos em português, inclua também as traduções em inglês.
Evite usar frases com várias palavras e abreviações nas palavras-chave. A revista recomenda que os autores utilizem termos organizados por áreas temáticas para selecionar palavras-chave padronizadas em plataformas como: Thesaurus UNESCO: https://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/ e ERIC Thesaurus: https://eric.ed.gov/?faq-thesaurus
ESTRUTURA DO ARTIGO
Seções do artigo
Organize seu artigo em seções claramente definidas e numeradas.
As subseções devem ser numeradas como 1.1, 1.1.1, 1.1.2, e assim por diante, seguidas por 1.2, etc. Use este formato de numeração para referências cruzadas dentro do seu artigo, em vez de se referir ao 'texto'. As subseções podem ter títulos breves, que devem aparecer em linhas separadas.
Não inclua o resumo do artigo na numeração das seções.
Introdução
A introdução deve delinear explicitamente os objetivos do seu trabalho. É aconselhável fornecer informações de contexto suficientes para contextualizar seu trabalho, evitando incluir uma revisão exaustiva da literatura ou um resumo detalhado dos seus resultados.
Material e métodos
A seção de materiais e métodos deve fornecer detalhes suficientes para permitir a replicação por um pesquisador independente. Se um método já foi publicado anteriormente, resuma e faça referência a ele. Use aspas e cite a fonte para citações diretas. Descreva quaisquer modificações feitas nos métodos existentes.
Autores que utilizam ferramentas de IA na análise de dados devem ser transparentes ao divulgar como a ferramenta de IA foi utilizada e qual ferramenta foi utilizada.
Resultados
A seção de resultados deve apresentar claramente e de forma concisa os achados do estudo, destacando os resultados mais significativos que respondem às perguntas ou hipóteses de pesquisa. Inclua todos os dados relevantes, frequentemente com tabelas, figuras e gráficos para uma ilustração eficaz. Descreva os resultados sem interpretação ou viés. Esta seção forma a base para a discussão subsequente sobre as implicações e a significância dos resultados.
Discussão
A discussão deve explorar o significado dos seus resultados sem reiterá-los. Se for adequado, você pode fundir os resultados e a discussão em uma única seção. É aconselhável minimizar citações extensas e discussões de literatura publicada nesta seção.
Conclusão
A seção de conclusão deve resumir sucintamente os principais achados do estudo, enfatizando sua significância e implicações. Esta seção também deve destacar as contribuições do estudo para o campo, reconhecer quaisquer limitações e sugerir direções para pesquisas futuras. A conclusão deve fornecer um encerramento claro e conciso ao artigo, deixando o leitor com uma compreensão abrangente dos resultados do estudo e seu impacto mais amplo.
Agradecimentos
Na seção de agradecimentos, reconheça aqueles que o ajudaram com sua pesquisa, como com idioma, redação ou revisão. Esta seção deve ser distinta e separada. Evite colocar agradecimentos na página de título, como uma nota de rodapé ao título, ou em qualquer outro lugar do seu artigo, exceto na seção de agradecimentos designada.
Contribuições dos autores: CRediT
Os autores correspondentes devem reconhecer as contribuições dos coautores usando os papéis do CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que incluem: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Aquisição de financiamento, Investigação, Metodologia, Administração de projetos, Recursos, Software, Supervisão, Validação, Visualização, Redação – rascunho original e Redação – revisão e edição.
Nem todos os papéis do CRediT se aplicarão a todos os manuscritos, e alguns autores podem contribuir em vários papéis.
Fontes de financiamento
Os autores devem divulgar quaisquer fontes de financiamento que forneceram suporte financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo. Não é necessário incluir descrições detalhadas dos programas ou tipos de bolsas, subsídios e prêmios. Se nenhum financiamento foi fornecido para a pesquisa, recomenda-se incluir a seguinte frase: “Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento específico de agências públicas, comerciais ou sem fins lucrativos.”
Declaração sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação
O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA deve ser declarado quando o artigo for submetido pela primeira vez. A declaração aparecerá no trabalho publicado e deve ser colocada em uma nova seção antes da lista de referências. Um exemplo de declaração:
Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) usou(aram) [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] para [MOTIVO]. Após usar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado.
Apêndices
Identifique apêndices individuais dentro do seu artigo usando o formato: A, B, etc.
Atribua uma numeração separada para fórmulas e equações dentro dos apêndices usando formatos como Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc., e nos apêndices subsequentes, Eq. (B.1), Eq. (B.2), etc. Da mesma forma, atribua uma numeração separada para tabelas e figuras usando formatos como Tabela A.1 e Fig. A.1, etc."
Referências Bibliográficas
Todas as referências citadas no texto do artigo devem estar listadas na seção Referências, apresentando os elementos essenciais que são as informações indispensáveis à identificação do documento, como, por exemplo, nomes de autores, títulos do livro ou do capítulo do livro, título do artigo ou do periódico, local, editora e ano de publicação. Além dos elementos essenciais, as referências podem apresentar elementos complementares, como por exemplo, número de páginas, paginação do artigo, nome e local de realização do evento para quando se tratar de trabalho apresentado em evento, congresso, conferência.
Antes da submissão de seu artigo, verifique se as referências estão de acordo com o padrão recomendado abaixo, incluindo quaisquer referências que tenham sido copiadas. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor e revisadas pela Comitê Editorial.
Incentivamos o uso de Digital Object Identifiers (DOIs) como links de referência, pois fornecem um link permanente para o artigo eletrônico referenciado. O formato de tais citações deve obedecer ao padrão adotado para referências bibliográficas.
Orientações para uso de citações no texto do artigo:
Todas as citações no texto devem referir-se a:
- UM ou DOIS autores: citar último nome do autor(es) e ano da publicação, se disponível. Com dois autores, usar "e" entre o último nome dos autores.
Exemplos:
(Arai, 2022) descobriu que...
João e Pedro (2019) sugeriram que...
Foi confirmado que ... (Smith e Peters 2019; Lee, 2020; Stevens, 2021).
- TRÊS a CINCO autores: citar último nome do autor(es) e ano da publicação, se disponível. Com três autores, usar "e" entre o último nome dos autores. Com três a cinco autores, use o sobrenome dos autores na primeira vez que for citado, e depois se quiser citar o documento novamente, basta usar o primeiro autor seguido de et al. (significa 'e outros')
Exemplos:
Evidências experimentais sugerem que.... (Smith, Lee, and Jones, 1999).
Muitos pesquisadores na academia estão interessados... (Smith et al., 1999).
- SEIS ou MAIS autores: com seis autores ou mais autores, usar sempre o nome do primeiro autor seguido de et al.
Exemplo:
Um estudo espectroscópico confirmou... (Wilson et al., 2008).
Orientações para elaboração das referências bibliográficas:
O BGP adota o modelo de referência bibliográficas da Geological Society of America (GSA).
- A lista de referências é organizada em ordem alfabética pelos sobrenomes dos autores. Não usar caps lock.
- Para referências com mais de 10 autores, reduza a lista de autores para o nome do primeiro autor mais "et al."
- Os títulos dos periódicos não devem ser destacados em itálico ou sublinhados.
- A segunda e todas as linhas subsequentes são sempre recuadas.
- Se você souber o número DOI de um artigo (DOI é um Digital Object Identifier) para um documento, inclua-o.
- Para citações de sites, inclua o mês e o ano em que o site foi acessado entre parênteses no final da referência.
- As referências citadas no texto, figuras, legendas, tabelas e apêndices devem ser listadas na seção Referências Bibliográficas.
- Não cite artigos não publicados, em preparação, submetidos, em revisão ou em revisão.
Exemplos de referências:
1) Monografia no todo: livros, manuais, guias, catálogos, enciclopédias e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos):
Knoll, A.H., 2023, Uma breve história da terra: 4 bilhões de anos em oito capítulos: Rio de Janeiro: Alta Books.
Grotzinger, J. e Hordan, T.H., 2023, Para entender a terra.: 8ª Ed.: Bookman: São Paulo.
Carneiro, A., 2018, A Geologia para crianças. [Tese Doutorado em Educação]: Universidade de São Paulo, São Paulo.
SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura, 2017, Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo: São Paulo.
2) Monografia no todo em meio eletrônico:
Newton, D.E., 2003, Chemistry of the environment. Facts and File: New York: Ebook. https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,sso&db=nlebk&AN=229595&lang=pt-br&site=eds-ive&authtype=ip,sso&custid=s7173344&groupid=main&profile. (Acessado setembro 2024).
3) Capítulo de monografia:
Grotzinger, J. e Hordan, T.H., 2023, Minerais: constituintes básicos das rochas, in Grotzinger, J. e Hordan, T.H., 2023: Para entender a terra: 8ª Ed. Bookman: São Paulo, p. 77-100.
4) Artigo de periódico:
Empinotti , L.C., Zalán, P. V. e Heilbron , M., 2015, Arcabouço crustal profundo da parte centro-norte da margem de Angola: Rio de Janeiro: Boletim de Geociências da Petrobras, v. 23, n. 1-2.
5) Artigo de periódico em meio eletrônico:
Empinotti , L.C., ZALÁN, P. V. e Heilbron , M., 2015, Arcabouço crustal profundo da parte centro-norte da margem de Angola: Rio de Janeiro: Boletim de Geociências da Petrobras, v. 23, n. 1- 2. https://bgp.petrobras.com.br/bgp /article/view/12. (Acessado setembro 2024).
6) Trabalhos apresentados em evento:
Carvalho, C.R.S., 1981, Conferência: evaporitos na Bacia amazônica, in Semana de Estudos, 16: Ouro Preto, Sociedade de Intercâmbio Cultural e Estudos Geológico, p. 156-172.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Nomenclatura
Consulte IUGS: Nomenclature for geological time scales and rock names, para detalhamento.
Fórmulas matemáticas
- Digite as equações matemáticas como texto em vez de usar imagens.
- Inclua fórmulas simples dentro do texto regular, sempre que possível.
- Para termos fracionários pequenos, use a barra (/) em vez de uma linha horizontal, por exemplo, X/Y.
- Use itálico para representar variáveis.
- Represente potências de e com exp.
- Separe as equações do texto principal e numere-as consecutivamente na ordem em que aparecem.
- Certifique-se de incluir uma nomenclatura abrangente que defina todos os símbolos e termos no texto.
Tabelas
As tabelas devem ser fornecidas em um formato editável, e não como imagens; devem ser numeradas sequencialmente com base na sua ordem no texto. Cite todas as tabelas no manuscrito e posicione-as próxima do texto relevante ou em páginas separadas no final do seu artigo. Inclua legendas nas tabelas e coloque quaisquer notas abaixo do corpo da tabela. Linhas verticais e sombreamento dentro das células da tabela devem ser evitados.
Figuras
Figuras, imagens, ilustrações, diagramas e outros meios gráficos devem ser fornecidos como arquivos separados juntamente com o manuscrito. Além disso, para facilitar o processo de revisão por pares, solicitamos que figuras e tabelas, juntamente com suas respectivas legendas, sejam posicionadas no arquivo do manuscrito nos locais apropriados.
Ao submeter ilustrações:
- Cite todas as imagens no texto do manuscrito.
- Numere as imagens de acordo com a sequência em que aparecem no seu artigo.
- Submeta cada imagem como um arquivo separado, utilizando uma convenção de nomenclatura lógica para seus arquivos (por exemplo, Figura_1, Figura_2, etc.).
- Forneça legendas juntamente com as figuras.
Converta suas ilustrações digitais para os formatos especificados, aderindo aos requisitos de resolução conforme descrito abaixo:
- Desenhos vetoriais: Salve como arquivos EPS ou PDF, incorporando a fonte ou convertendo o texto para "gráficos".
- Fotografias coloridas ou em escala de cinza (meios-tons): Salve como arquivos TIFF, JPG ou PNG com um mínimo de 300 dpi (para coluna única: pelo menos 1063 pixels, largura de página inteira: 2244 pixels).
- Desenhos lineares em bitmap: Salve como arquivos TIFF, JPG ou PNG com um mínimo de 1000 dpi (para coluna única: pelo menos 3543 pixels, largura de página inteira: 7480 pixels).
- Combinações de linha/meio-tom em bitmap (colorido ou em escala de cinza): Salve como arquivos TIFF, JPG ou PNG com um mínimo de 500 dpi (para coluna única: pelo menos 1772 pixels, largura de página inteira: 3740 pixels).
Não submeta arquivos com resolução muito baixa (por exemplo, arquivos otimizados para uso em tela, como GIF, BMP, PICT ou WPG).
Cada imagem requer uma legenda, que deve incluir um título conciso (não mostrado na própria figura) e uma explicação da imagem. Recomendamos limitar o texto dentro das imagens, e garantir que quaisquer símbolos e abreviações sejam claramente definidos.
Cores das ilustrações
O Boletim de Geociências da Petrobras é exclusivamente online, o que significa que todos os artigos podem ser reproduzidos em cores conforme fornecido, sem custo adicional. Sugerimos que as imagens coloridas sejam acessíveis a todos, incluindo aqueles com visão de cores prejudicada. Conheça mais sobre o tema cores e acessibilidade na web.
IA generativa e ilustrações
Proibimos o uso de Inteligência Artificial (IA) generativa ou ferramentas assistidas por IA para criar ou modificar imagens em manuscritos submetidos. Isso inclui aprimorar, obscurecer, mover, remover ou introduzir características específicas em uma imagem ou figura. Ajustes de brilho, contraste ou balanço de cores são permitidos, desde que não obscureçam ou removam qualquer informação do original.
Material suplementar
Incentivamos a inclusão de materiais suplementares para aprimorar a pesquisa. Esses arquivos, em qualquer formato, podem incluir instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados em conformidade com a revisão ética da pesquisa, fontes que de outra forma estariam indisponíveis, figuras e tabelas que não podem ser integradas ao texto ou outros materiais que contribuam para o trabalho. Cite todos os arquivos suplementares no texto do manuscrito e inclua uma legenda concisa e descritiva para cada um.
Todos os materiais suplementares aparecerão online no mesmo formato de arquivo recebido e não serão formatados ou editados pela equipe de produção. Não anote ou corrija uma versão anterior de um arquivo suplementar; forneça arquivos atualizados se forem necessárias alterações em qualquer estágio do processo de publicação.
Além disso, recomendamos o upload de dados de pesquisa para um repositório especializado ou generalista adequado.
Dados de pesquisa
Incentivamos que seus dados de pesquisa sejam depositados em um repositório especializado ou generalista adequado e de acesso aberto. Cite este repositório de dados em seu artigo.
Dados de pesquisa incluem os resultados de observações ou experimentos que validam as descobertas da pesquisa, bem como software, código, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais úteis relacionados ao projeto.
SUBMETENDO SEU MANUSCRITO
Lista de verificação de submissão
Antes de finalizar a submissão do seu manuscrito, recomendamos revisar nossa lista de verificação de submissão:
- Certifique-se de que um autor foi designado como autor correspondente e que seus dados de contato completos foram fornecidos.
- Verifique se todos os arquivos foram carregados.
- Realize verificações completas de ortografia e gramática.
- Confirme que todas as referências no texto do artigo estão citadas na lista de referências e vice-versa.
- Obtenha permissão para o uso de qualquer material protegido por direitos autorais de outras fontes, incluindo a Web.
- Certifique-se que está preenchendo no campo de idioma correto.
- Mantenha o título e o resumo exatamente iguais no arquivo de texto submetido e revisado e nos metadados do OJS.
- Evitar letras maiúsculas desnecessárias nos títulos e resumos. Utilize convenções consistentes de capitalização.
Para autores da Petrobras:
- Encaminhe comprovante de autorização para publicação de dados, garantindo a conformidade com os requisitos legais para o uso externo de dados geológicos e geofísicos, de acordo com os padrões internos atuais.
- Encaminhe comprovante de autorização para publicação de dados, para os casos de divulgação externa de resultados de projetos realizados por meio de Termos e Acordos de Cooperação entre a Petrobras e instituições científicas e tecnológicas (ICT) ou empresas, seguindo as diretrizes internas da Petrobras
Processo de submissão online
Nosso sistema de submissão online guia você pelas etapas de inserção dos detalhes do manuscrito e upload dos arquivos. O sistema converte os arquivos em um único PDF para revisão por pares. Os arquivos editáveis são necessários para a formatação final. Toda a correspondência, incluindo a decisão do editor e solicitações de revisão, será enviada por e-mail.
Siga este link para enviar seu artigo.
Correção de provas
Para garantir um processo de publicação rápido, solicitamos que você forneça correções nas provas dentro de cinco dias, após receber a notificação da revista contendo a versão final do trabalho que será publicada. Os autores correspondentes receberão um e-mail com as instruções.
O objetivo da prova é verificar a formatação, edição, completude e correção do texto, tabelas e figuras do seu artigo. Alterações significativas no seu artigo na fase de prova só serão consideradas com a aprovação do editor da revista.
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, conforme a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Suporte ao autor
Entre em contato com o comitê editorial da revista através do e-mail: cc-boletimgeociencias-bgp@petrobras.com.br
Condições para submissão
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- Mantenha o título e o resumo exatamente iguais no arquivo de texto submetido e revisado e nos metadados do OJS.
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Para autores da Petrobras:
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- Encaminhe comprovante de autorização para publicação de dados, para os casos de divulgação externa de resultados de projetos realizados por meio de Termos e Acordos de Cooperação entre a Petrobras e instituições científicas e tecnológicas (ICT) ou empresas, seguindo as diretrizes internas da Petrobras
Declaração de Direito Autoral
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