Triangulações adaptativas em multirresolução para objetos heterogêneos

Autores

  • Ricardo Marroquim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paulo Roma Cavalcanti

Palavras-chave:

malhas volumétricas, multirresolução, simulações numéricas

Resumo

Este artigo apresenta um método para gerar triangulações adaptativas em multirresolução de objetos 3D com várias regiões, geometria complexa e cujas fronteiras não são, necessariamente, variedades. O método pode ser empregado em modelos geológicos os quais contêm várias características que dificultam o uso de algoritmos de triangulação tradicionais, como, por exemplo, falhas, pinch-outs e cavidades. O algoritmo tem como objetivo gerar malhas que não contenham elementos malformados e que suportem deformações, sendo desta forma adequados a simulações numéricas. A primeira etapa do estudo é mergulhar o modelo em uma malha tetraédrica adaptativa semi-regular, conhecida como multitriangulação binária (binary multiresolution triangulation - BMT). Os elementos da malha são, então, empurrados em direção à fronteira original por meio de um sistema de compressão baseado em física, no caso deste trabalho, um sistema massa-mola. A triangulação final não contém tetraedros degenerados e oferece uma aproximação da fronteira do modelo baseada em uma escolha de um nível de resolução adequado.

Prêmio PETROBRAS DE TECNOLOGIA Edição 2005

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Publicado

2006-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARROQUIM , Ricardo; CAVALCANTI, Paulo Roma. Triangulações adaptativas em multirresolução para objetos heterogêneos . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 327–345, 2006. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/168. Acesso em: 19 set. 2024.