Triangulações adaptativas em multirresolução para objetos heterogêneos
Palavras-chave:
malhas volumétricas, multirresolução, simulações numéricasResumo
Este artigo apresenta um método para gerar triangulações adaptativas em multirresolução de objetos 3D com várias regiões, geometria complexa e cujas fronteiras não são, necessariamente, variedades. O método pode ser empregado em modelos geológicos os quais contêm várias características que dificultam o uso de algoritmos de triangulação tradicionais, como, por exemplo, falhas, pinch-outs e cavidades. O algoritmo tem como objetivo gerar malhas que não contenham elementos malformados e que suportem deformações, sendo desta forma adequados a simulações numéricas. A primeira etapa do estudo é mergulhar o modelo em uma malha tetraédrica adaptativa semi-regular, conhecida como multitriangulação binária (binary multiresolution triangulation - BMT). Os elementos da malha são, então, empurrados em direção à fronteira original por meio de um sistema de compressão baseado em física, no caso deste trabalho, um sistema massa-mola. A triangulação final não contém tetraedros degenerados e oferece uma aproximação da fronteira do modelo baseada em uma escolha de um nível de resolução adequado.
Prêmio PETROBRAS DE TECNOLOGIA Edição 2005
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