Geoprocessamento multitemático e análise estrutural no Sistema Petrolífero Irati - Rio Bonito, Bacia do Paraná

Autores

  • Rafael Correia de Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Sidnei Pires Rostirolla
  • Francisco José Fonseca Ferreira

Palavras-chave:

análise estrutural, geoprocessamento, métodos geofísico potenciais, Sistema Petrolífero Irati - Rio Bonito, Bacia do Paraná

Resumo

Características geológicas associadas a aspectos como rotas de migração, zonas de convergência e barreiras para fluxos, integridade da seção selante, entre outras, podem ser avaliadas com o detalhamento de informações estruturais obtidas por sensores remotos e dados levantados em campo. Neste estudo foram observadas estruturas com o uso de imagens de satélite, modelos digitais de elevação e imagens de sensores geofísicos potenciais, as quais, posteriormente, foram avaliadas através de técnicas específicas de geoprocessamento. Diversos métodos, pertinentes às análises de feições estruturais lineares, foram revisados e implementados por meio de programação computacional. Aspectos relacionados ao detalhamento de estilos estruturais, cinemáticos e dinâmicos foram observados com levantamentos de dados de campo. Para a determinação de paleotensões, também foi desenvolvido um aplicativo baseado no critério de Mohr-Coulomb. Este se mostrou bastante eficiente, principalmente devido à característica de permitir uma análise das estruturas individualmente. Tal particularidade é especialmente importante em regiões submetidas a episódios tectônicos recorrentes, caso da Bacia do Paraná. Relações entre feições de diferentes ordens de grandeza e níveis estruturais distintos permitiram a compreensão de elementos relativos ao “envelopamento” estrutural da área de estudo. A partir da análise de feições estruturais mapeadas, foram apontados controles de acumulações, tais como o potencial de geração de armadilhas para acumulações próximas a determinadas zonas de interseção de grandes estruturas regionais e também a possibilidade de maior integridade da seção selante em estruturas vinculadas aos elementos regionais de direção NE-SW. Ainda aponta-se para a possibilidade de feições estruturais, de direção N-S, com características distensionais, estarem relacionadas à ruptura da seção superior da bacia e a perda de acumulações de hidrocarbonetos por escape de fluidos. 

Downloads

Publicado

2006-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Rafael Correia de; ROSTIROLLA , Sidnei Pires; FERREIRA, Francisco José Fonseca. Geoprocessamento multitemático e análise estrutural no Sistema Petrolífero Irati - Rio Bonito, Bacia do Paraná . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 71–93, 2006. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/268. Acesso em: 19 set. 2024.