Análise de margens passivas por meio do balanceamento de seções geológicas transversais: discussão teórica e aplicação na Bacia de Campos

Autores

  • Sidnei Pires Rostirolla Petrobras
  • Marcos Vallério Gonçalves Galvão Petrobras

Resumo

O entendimento da relação entre tectônica salífera e sedimentação representa um passo importante no estudo exploratório de muitas seções de margens passivas. O mapeamento das fácies sedimentares que compõem as seqüências deposicionais afetadas por halocinese, associado à descrição das estruturas tectônicas e à quantificação dos processos deformativos, constitui uma nova maneira de compreender a evolução destas regiões, atualmente de grande interesse exploratório. Neste contexto, a restauração palinspástica de seções geológicas transversais consiste numa ferramenta adequada para a resolução destes problemas. A técnica de restauração tem como propósito testar a confiabilidade geométrica de uma interpretação tectono-estratigráfica e determinar superfícies palinspásticas. O método consiste em reconhecer as deformações registradas na seção geológica, verificando se ocorre equilíbrio de massa e coerência entre as seções interpretada e restaurada. O procedimento requer a aplicação de programas computacionais baseados em algoritmos específicos, a fim de permitir transformações gráficas complexas. Durante o processo analítico, as camadas são descompactadas e os blocos de falha tratados como módulos, os quais devem ser retrodeformados para a situação deposicional prévia definida pelo intérprete. Descreve-se a restauração de três seções geológicas situadas na Bacia de Campos, na costa Leste brasileira, cujas seções originais foram interpretadas a partir de poços e seções sísmicas convertidas em profundidade. Durante a análise, foi utilizado o programa de balanceamento RECON 2.0 (Lana e Bender, 1992) baseado em transformações gráficas iterativas que representam processos geológicos, incluindo translação, rotação e cisalhamento simples de blocos falhados.

Downloads

Publicado

1995-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSTIROLLA, Sidnei Pires; GALVÃO, Marcos Vallério Gonçalves. Análise de margens passivas por meio do balanceamento de seções geológicas transversais: discussão teórica e aplicação na Bacia de Campos . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2-4, p. 175–201, 1995. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/273. Acesso em: 19 set. 2024.