Um modelo tectono-magmático para a região do Complexo Vulcânico de Abrolhos

Autores

  • Jorge Fiori Fernandes Sobreira Petrobras
  • Rosilene Lamounier França Petrobras

Palavras-chave:

vulcanismo paleogênico, margem continental, leste brasileira, modelo tectono-magmático regional, integração de métodos, potencial exploratório

Resumo

O Complexo Vulcânico de Abrolhos (CVA) é uma província ígnea basáltica formada durante o Paleogeno na margem continental leste brasileira, no segmento correspondente às bacias do Espírito Santo, Cumuruxatiba e Mucuri. O potencial exploratório dessa região tem sido subestimado devido, principalmente, ao insuficiente conhecimento geológico acerca da mesma. Segundo a perspectiva regional mais tradicional, mas também mais simplista e genérica, o CVA seria representado como uma província caracterizada pela extensiva ocorrência de rochas vulcânicas que se estenderiam continuamente desde as imediações da linha de costa até próximo da quebra da plataforma continental. Na tentativa de melhor compreender o arcabouço da região, um modelo tectono-magmático alternativo foi proposto a partir da integração de dados geológicos e geofísicos, segundo o qual uma distribuição não-uniforme das rochas vulcânicas, predominantes, é sugerida, bem como a localização de antigas câmaras magmáticas, possíveis focalizadoras do fluxo térmico. Perifericamente a esta zona de ocorrência principal de rochas vulcânicas, teriam sido predominantemente depositadas rochas sedimentares e vulcanoclásticas mais jovens. Devido a efeitos menos severos de sobrecarga, esta região interna seria o local da nucleação de domos salinos e até mesmo de intrusões ígneas, ambos importantes na criação de trapas para acumulações de hidrocarbonetos.
O modelo regional aqui proposto para o Complexo Vulcânico de Abrolhos tem implicações positivas para aspectos de geração, migração e formação de trapas para hidrocarbonetos e, assim, para o potencial exploratório da região como um todo, contrariamente ao que se poderia inicialmente supor para uma área tipicamente vulcânica.

Publicado

2006-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOBREIRA, Jorge Fiori Fernandes; FRANÇA, Rosilene Lamounier. Um modelo tectono-magmático para a região do Complexo Vulcânico de Abrolhos. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 143–147, 2006. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/284. Acesso em: 19 set. 2024.