Sub-bacia de Tucano Norte e Bacia de Jatobá

Autores

  • Ivan Peixoto Costa Petrobras
  • Gilmar Vital Bueno Petrobras
  • Paulo da Silva Milhomem Petrobras
  • Hélio Sérgio Rocha Lima e Silva Petrobras
  • Marilia Dietzsch Kosin Petrobras

Palavras-chave:

Sub-bacia de Tucano Norte e Bacia de Jatobá, Estratigrafia, carta estratigráfica

Resumo

A Sub-bacia de Tucano Norte e a Bacia de Jatobá ocupam uma área de cerca de 13.800 km2, que abrange a extremidade nordeste do Estado da Bahia e, no caso desta última bacia, também a porção centro-sul de Pernambuco. A estratigrafia de ambas as bacias é aqui discutida de forma integrada em função das similaridades de seu arcabouço estrutural e registro sedimentar que as diferenciam das sub-bacias do Tucano Sul e Central. Uma única carta sintetiza as principais características de seu arcabouço estratigráfico. A Sub-bacia de Tucano Norte, com cerca de 8.800 km2, possui uma orientação geral N-S. Seu limite com a Bacia de Jatobá é dado pela Falha de São Francisco, a nordeste. A sul, a Zona de Acomodação do Vaza-Barris a separa do Tucano Central. O contato com o embasamento é definido pela Falha de São Saité, a oeste, e, por discordância ou falhas de pequeno rejeito, a leste.
A Bacia de Jatobá ocupa uma área de aproximadamente 5.000 km2 com orientação NE-SW. As falhas de São Francisco, a oeste, e Ibimirim, a norte, constituem seus principais limites estruturais. A sul e a leste, seu contato com o embasamento é discordante ou ocorre mediante falhas de pequeno porte.

Downloads

Publicado

2007-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Ivan Peixoto; BUENO, Gilmar Vital; MILHOMEM, Paulo da Silva; LIMA E SILVA, Hélio Sérgio Rocha; KOSIN, Marilia Dietzsch. Sub-bacia de Tucano Norte e Bacia de Jatobá. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 445–453, 2007. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/342. Acesso em: 19 set. 2024.