Geoestatística: aplicação das técnicas de krigagem e simulação condicional nos reservatórios cps-2 do campo de Carmópolis, Sergipe, Brasil

Autores

  • Milton José de Souza Petrobras
  • Denis Marcotte Universidade de Montreal

Resumo

Dentre os principais parâmetros utilizados na simulação do fluxo dos reservatórios de petróleo destacam-se a permeabilidade, a profundidade do topo do reservatório, a espessura efetiva, a porosidade e a saturação da água. As técnicas da Geoestat´´ística, tais como krigagem e simulação condicional, foram utilizadas no Campo de Carmópolis para estimar essas variáveis e avaliar o volume original de hidrocarbonetos dos reser­vatórios CPS-2 do Membro Carmópolis da Formação Muribeca. No estudo da variável "topo do reservatório", observou-se que os contornos apresentados pelos mapas obtidos através da krigagem, quando as falhas são con­sideradas, são muito semelhantes àqueles resultados dos métodos tradicionais de mapeamento utilizados pelos geólogos da PETROBRÁS. As avaliações geoestatísticas do volume original de óleo são praticamente as mes­mas obtidas pela Companhia. A precisão da estimativa global desse volume, obtido por krigagem, mostra que o qualificativo "provado" utilizado pela PETROBRÁS para designar as reservas do Campo de Carmópolis é bastante apropriado. As principais vantagens ligadas à utilização da geoestatística são: a economia de tempo, a estimativa objetiva dos parâmetros e as medidas de precisão destas. A importância do conhecimento e do sen­timento geológicos nos estudos de geoestatística tem sido amplamente reconhecido desde o início da aplicação destas técnicas. Confirma-se, aqui, este tato: as direções preferenciais observadas nos variogramas correspon­dem às direções dos paleocanais interpretados pelos geólogos; a utilização das falhas é importante para a mode­lagem dos variogramas e para a krigagem do topo do reservatório e, finalmente, pode-se reconhecer que os des­locamentos dos blocos falhados não afetam de maneira significativa as demais variáveis estudadas. 

Publicado

1992-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Milton José de; MARCOTTE, Denis. Geoestatística: aplicação das técnicas de krigagem e simulação condicional nos reservatórios cps-2 do campo de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3-4, p. 177–189, 1992. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/387. Acesso em: 19 set. 2024.