Evolução diagenética dos arenitos e conglomerados do Distrito de Camaquã, Rio Grande do Sul, e sua influência na mineração de Cu-Pb-Zn associada

Autores

  • Rosicler Veigel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A mineralização sulfetada das minas do Camaquã (Cu) e da jazida Santa Maria (Pb-Zn) está associada  a arenitos e conglomerados tipo red beds, depositados como leques aluviais deltaicos no final do Evento Brasiliano  (Eopaleozóico) no Rio Grande do Sul. A evolução diagenética das rochas condicionou o desenvolvimento dos sulfetos durante o processo de mineralização. Os principais eventos diagenéticos foram os seguintes: a) - na Eodiagênese, ocorreram infiltração mecânica de argilas, intensa alteração intra- estratal de silicatos e óxidos detríticos, precipitação de hematita e de quartzo como níveis de silcrete. Em fácies laterais transicionais redutoras formou-se pirita framboidal; b) - na Mesodiagênese, houve crescimentos secundários de quartzo e feldspatos, transformação das argilas detríticas e neoformação de ilitas e cloritas, formação da pirita e intensa cimentação por calcita. Seguiram-se geração de porosidade secundária, crescimentos de quartzo euédrico, alterações tardias dos feldspatos, e precipitação de anquerita. Sulfetos de Fe-Cu-Pb-Zn precipitaram passivamente na porosidade secundária ou foram corrosivos sobre as fases precedentes; c) - a Telodiagênese é marcada pelo desenvolvimento de uma zona de paleo-oxidação/cimentação com enriquecimento supergênico em Cu e Ag. A remobilização sin-tectõnica dos sulfetos mesodiagenéticos e telodiagenéticos produziu filões nas minas do Camaquã. (Originais recebidos em 10.03.93).

Downloads

Publicado

1994-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VEIGEL, Rosicler. Evolução diagenética dos arenitos e conglomerados do Distrito de Camaquã, Rio Grande do Sul, e sua influência na mineração de Cu-Pb-Zn associada. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2-4, p. 361–380, 1994. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/419. Acesso em: 19 set. 2024.