Fácies sedimentares, evolução da porosidade e qualidade de reservatório da formação Sergi, campo de fazenda Boa Esperança, Bacia do Recôncavo

Autores

  • Wilson Luiz Lanzarini Petrobras
  • Gerson José Salamoni Terra Petrobras

Resumo

Foram caracterizadas cinco fácies deposicionais na Formação Sergi, no Campo de Fazenda Boa Esperança. As fácies A e B representam depósitos de canais e barras fluviais e são constituídas por conglomerados e arenitos. As fácies C e D são de inundação dos ciclos fluviais e constituem-se de arenitos finos, siltitos e folhelhos. A fácies E resulta do retrabalhamento eólico do sistema fluvial exposto ou abandonado e é composta por arenitos bimodais. A deposição da Formação Sergi evoluiu de um sistema com predominância das fácies fluviais nas porções basal e mediana da formação, para um progressivo abandono do sistema fluvial no topo, onde predominam as fácies de retrabalhamento eólico. O ambiente e o clima nos quais a Formação Sergi foi depositada, condicionaram a evolução da diagênese, e por conseqüência, a porosidade e a qualidade dos reservatórios. A infiltração mecânica de argilas e formação de calcretes foram processos eodiagenéticos relacionados ao ambiente deposicional, que afetaram os reservatórios das fácies fluviais. A fácies A, apesar de possuir alto teor de argila, apresenta expressivos valores de macroporosidade devido ao encolhimento dessa argila na mesodiagênese. A fácies B, apesar de menos argilosa que a fácies A, é mais cimentada e, portanto, menos porosa. A fácies E, eólica, pouco afetada pela eodiagênese, constitui-se no melhor reservatório do campo. As fácies C e D, não são consideradas reservatório. O campo foi dividido em seis zonas de produção. As zonas I e li, na porção superior, são as melhores do campo. Na zona I predomina a fácies eólica, enquanto na zona 11, a fácies de canal fluvial. 

Publicado

1989-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LANZARINI, Wilson Luiz; TERRA, Gerson José Salamoni. Fácies sedimentares, evolução da porosidade e qualidade de reservatório da formação Sergi, campo de fazenda Boa Esperança, Bacia do Recôncavo. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 365–375, 1989. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/446. Acesso em: 19 set. 2024.