Desenvolvimento da metodologia de preparação de amostras para análise difratométrica de argilominerais no Centro de Pesquisas da Petrobras

Autores

  • Daysi Barbosa Alves Petrobras

Palavras-chave:

argilominerais, amostras poliminerálicas

Resumo

Descrevem-se vários procedimentos utilizados universalmente no estudo de argilominerais presentes em rochas por difratometria de raios X e discutem-se aqueles que foram adotados no laboratório de análise de argilominerais do CENPES desde a sua criação em 1975. Este laboratório atende a grande parte do Sistema Petrobras analisando, principalmente, amostras originadas de suas atividades em bacias sedimentares. A metodologia em uso neste laboratório destina-se a amostras poliminerálicas e inclui dispersão mineral por meio de ultra-som de ponta, separação granulométrica por meio de centrifugação (fração< 2u) e montagem de lâmina com material orientado segundo a técnica do esfregaço. A identificação dos vários grupos de argilominerais é feita em amostra seca ao ar, tratada com etilenoglicol e calcinada a 490°C. Esta metodologia tem sido empregada com sucesso numa grande variedade de litologias. Alguns resultados analíticos podem, no entanto, ser falseados se a amostra contiver, de início, contaminações (lama de perfuração, poeira do estocagem) ou for composta de minerais instáveis que se alterem rapidamente quando expostos a condições superficiais (oxidação, hidratação) Para obtenção de resultados mais significativos,  recomenda-se que a análise seja efetuada em amostras de uma única litologia e que se tenha uma ideia da fração granulométrica em que os argilominerais se encontram.

Downloads

Publicado

1987-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Daysi Barbosa. Desenvolvimento da metodologia de preparação de amostras para análise difratométrica de argilominerais no Centro de Pesquisas da Petrobras. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 157–175, 1987. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/537. Acesso em: 19 set. 2024.