Caracterização e influência das argilas de infiltração mecânica em reservatórios fluviais da Bacia do Recôncavo , nordeste do Brasil
Resumo
Muitos dos arenitos e conglomerados fluviais da Formação Sergi (Jurássico da Bacia do Recôncavo, Bahia) apresentam teores elevados de argilas detríticas intersticiais. Estas argilas são interpretadas como produto da infiltração de águas lamosas promovida por enxurradas episódicas sob clima árido/semi-árido. Outros processos de introdução de argilas detríticas em arenitos e conglomerados são a deposição simultânea por fluxos de alta viscosidade, como fluxos de detritos e gelo, a fluidificação, a bioturbação e a compactação mecânica de fragmentos argilosos. Neste trabalho é proposta uma série de critérios petrográficos que permitem distinguir os diferentes tipos de argilas intersticiais em arenitos e conglomerados. As argilas infiltradas podem ser reconhecidas por sua disposição habitual, com cutículas (coatings) anisópacas compostas por lamelas dispostas tangencialmente aos grãos que recobrem. A introdução das argilas de infiltração é danosa para as características dos reservatórios onde ocorrem, devido principalmente à obstrução das gargantas de poros, mesmo quando em baixos teores. Na Formação Sergi, as características dos reservatórios situados no intervalo superior da unidade são fortemente influenciadas pela presença de argilas mecanicamente infiltradas. Além dos danos à permeabilidade, são observadas elevadas saturações de água irredutível contida na microporosidade dos agregados e baixos índices de recuperação dos hidrocarbonetos promovidos pelas macro-heterogeneidades representadas pelos níveis de concentração das argilas e pela microgeometria específica dos sistemas porosos produzidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem obras derivadas do material em qualquer meio ou formato, desde que seja dada a devida atribuição ao criador. A licença permite o uso comercial.