Aquisição e modelagem de dados gravimétricos sobre o diápiro salino de Matacães (Torres Vedras, Bacia Lusitânica, Portugal)

Autores

  • Jhonny Pato Miranda Universidade de Coimbra
  • Nuno Lamas Pimentel Universidade de Lisboa
  • Fernando Pedro Ortega de Oliveira Figueiredo Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Bacia Lusitânica, Formação Dagorda, Diápiro de Matacães, Alinhamento Torres Vedras – Montejunto, modelagem gravimétrica, evolução estrutural

Resumo

O presente trabalho tem por objectivo analisar a  geometria em subsuperfície do diápiro salino de  Matacães (Torres Vedras, Portugal), tendo em conta o contexto geodinâmico que condicionou a sua gênese. Com este objectivo, realizou-se na vizinhança do Diápiro de Matacães uma campanha de aquisição de dados gravimétricos, de posicionamento (GPS) e altimétricos, que perfez um total de 233 pontos de medição, com especial adensamento de pontos próximos dos flancos do diápiro. Após a correcção e tratamento dos dados recolhidos, construíram-se diversos mapas de anomalias gravimétricas (anomalia de Bouguer, Regional e  Residual), permitindo identificar e delimitar com maior rigor a anomalia gravimétrica provocada pelo Diápiro de Matacães, bem como reconhecer os depocentros das sub-bacias de Bombarral, Turcifal e Arruda. Sobre o mapa da anomalia de Bouguer, foi traçado um perfil (NW-SE), perpendicular às direcções predominantes das estruturas existentes na área em estudo (Alinhamento Torres Vedras – Montejunto), de modo a interceptar o Diápiro de Matacães (aflorante). A modelagem do perfil gravimétrico permitiu construir dois modelos hipotéticos da geometria do Diápiro de Matacães em subsuperfície. O modelo considerado mais apropriado na definição do Diápiro de Matacães considerou os diferentes períodos tectônicos (distensivos-compressivos) aos quais a região  esteve sujeita, nomeadamente a compressão Miocênica  registrada na Bacia Lusitânica. Neste contexto, considera-se o Diápiro de Matacães um diápiro com características intermédias entre um namakier e uma “língua de sal”.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MIRANDA, Jhonny Pato; PIMENTEL, Nuno Lamas; FIGUEIREDO, Fernando Pedro Ortega de Oliveira. Aquisição e modelagem de dados gravimétricos sobre o diápiro salino de Matacães (Torres Vedras, Bacia Lusitânica, Portugal) . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1-2, p. 69–100, 2011. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/86. Acesso em: 19 set. 2024.