Arquitetura de fácies e evolução estratigráfica dos reservatórios flúvio-deltaicos da Formação Echinocyamus (Eoceno Inferior) na área do Lote 10 (Bacia de Talara, Noroeste do Peru)

Autores

  • José Alfredo Borges Daudt Petrobras
  • Claiton Marlon dos Santos Scherer

Palavras-chave:

arquitetura de fácies, estratigrafia, modelo deposicional, Bacia de Talara

Resumo

Este artigo descreve a arquitetura de fácies da unidade reservatório Formacao Echinocyamus, Eoceno Inferior da Bacia de Talara (Noroeste do Peru), apresentando um modelo estratigráfico evolutivo para a seção estudada. Este estudo constitui um passo inicial na caracterização estática desta unidade, com o objetivo de melhorar o conhecimento das heterogeneidades internas do reservatório, reduzindo as incertezas no gerenciamento de projetos de recuperação avançada de petróleo. 
A integração das descrições de testemunho (fácies e associação de fácies deposicionais) com a análise de perfis elétricos (padrão das curvas) permitiu a interpretação de dois domínios deposicionais marcadamente diferentes: a) uma porção inferior, caracteristicamente deltaica, onde se desenvolveram parasseqüências e grupos de parasseqüências progradacionais em trato de mar alto e b) uma porção superior, dominada por depósitos fluviais em trato de mar baixo. Posteriormente, o sistema deltaico volta a recorrer, associado a um intervalo transgressivo sobre o sistema fluvial.
Foram identificadas superfícies com caráter estratigráfico regional que potencialmente se constituem em barreiras verticais de fluxo, delimitando diferentes compartimentos nesta unidade: a) limites de parasseqüências ou grupos de parasseqüências, b) limite de seqüência que antecede os depósitos fluviais, c) superfície transgressiva que marca o início da ocorrência de um sistema deltaico retrogradacional sobre o fluvial e d) a superfície de máxima inundação.
Assim, foi possível estabelecer uma metodologia-padrão de abordagem que permitirá o mapeamento destes diferentes domínios com base nos estilos das curvas elétricas, resultando em uma melhor previsão dos diferentes intervalos com características permoporosas particulares.  

Downloads

Publicado

2006-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DAUDT, José Alfredo Borges; SCHERER, Claiton Marlon dos Santos. Arquitetura de fácies e evolução estratigráfica dos reservatórios flúvio-deltaicos da Formação Echinocyamus (Eoceno Inferior) na área do Lote 10 (Bacia de Talara, Noroeste do Peru). Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 27–45, 2006. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/280. Acesso em: 19 set. 2024.