Manifestações magmáticas na parte sul da Bacia de Campos (Área de Cabo Frio) e na Bacia de Jequitinhonha

Autores

  • Hamilton Duncan Rangel Petrobras

Palavras-chave:

Bacia de Campos, Área de Cabo Frio, Bacia de Jequitinhonha, magmatismo terciário, altos vulcânicos

Resumo

Duas bacias da margem leste brasileira apresentam altos vulcânicos na sua porção sul, a Bacia de Campos e de Jequitinhonha. Na parte sul da Bacia de Campos, em frente ao Alto de Cabo Frio, ocorrem rochas magmáticas predominantemente extrusivas do Neopaleoceno, Eoeoceno e Mesoeoceno. Elas são constituídas por tufos, hialoclastitos, brechas e basaltos (Formação Emborê / Membro Cabo Frio), que formam cones e altos vulcânicos.
O alto vulcânico na Bacia de Jequitinhonha (Alto Vulcânico Terciário de Royal Charlote), localizado na parte sul da bacia, parece ter sido mais efetivo no espalhamento de rochas vulcânicas para norte ao longo da porção distal da Bacia de Jequitinhonha do que o Alto Vulcânico Terciário da Região de Cabo Frio o foi para a Bacia de Campos, onde são raras e muito pouco espessas as rochas vulcânicas nas regiões central e norte da Bacia de Campos.

 

Downloads

Publicado

2006-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RANGEL, Hamilton Duncan. Manifestações magmáticas na parte sul da Bacia de Campos (Área de Cabo Frio) e na Bacia de Jequitinhonha. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 155–160, 2006. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/335. Acesso em: 19 set. 2024.