Campo de Rio do Bu, Bacia do Recôncavo: desenvolvimento, estratégia de produção e análise da zona de produçao II (Formaçao Candeias/Membro Gomo)

Autores

  • Edson Meneses Sousa Petrobras
  • Luiz Ferradans Mato Petrobras
  • Cristiane Formosinho Conde Petrobras

Resumo

O Campo de Rio do Sul, localizado no extremo nordeste da Bacia do Recôncavo, encontra-se praticamente delimitado, contando com 65 poços perfurados. Possui uma área de 4,0 km2 e um volume de óleo original explotável de 10,76 x 106 m3 std. Suas principais acumulações de óleo, estão contidas nos arenitos-reservatório do Membro Gomo da Formação Candeias. O campo encontra-se num estágio avançado de explotação primária, já apresentando algumas zonas de produção muito depletadas. Está em vias de ser implantado o projeto de recuperação secundária, com injeção de água na zona de óleo. Com este projeto, a expectativa é aumentar o fator de recuperação de 18% para 30%. Os dados disponíveis revelam que o mecanismo natural predominante dos reservatórios é gás em solução. Também existem evidências de segregação gravitacional como mecanismo atuante no compartimento norte do campo, onde as camadas possuem mergulho muito acentuado - em torno de 20° para sudeste. Para a Zona de Produção II, os mapas indicam que os reservatórios de melhor qualidade situam-se nos eixos principais do sistema de leques turbidíticos e que a mesma torna-se inferior em direção às franjas dos leques. Este mapeamento visa a orientar a etapa final de desenvolvimento do campo e a implantação do projeto de recuperação secundária, pois, associado ao histórico de produção, permite um melhor entendimento do comportamento dos reservatórios (mecanismo de produção, produtividade dos poços, distribuição de pressões e áreas de drenagem), possibilitando a adequação das malhas de produção e injeção às heterogeneidades externas e internas presentes.

Downloads

Publicado

1992-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUSA, Edson Meneses; MATO, Luiz Ferradans; CONDE, Cristiane Formosinho. Campo de Rio do Bu, Bacia do Recôncavo: desenvolvimento, estratégia de produção e análise da zona de produçao II (Formaçao Candeias/Membro Gomo) . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1-2, p. 29–43, 1992. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/377. Acesso em: 20 set. 2024.