Análise regional do trinômio geração - migração - acumulação de hidrocarbonetos na sequência continental eocretácica da Bacia Potiguar

Autores

  • Carlos Alberto de Oliveira Neves Petrobras

Resumo

O Rift lntracontinental Potiguar, localizado no extremo nordeste do Brasil, teve sua gênese relacionada à época da separação dos continentes sul·americano e africano durante o Eocretáceo. Trata-se de uma bacia em estágio inicial de exploração, onde a descoberta de oito campos de óleo na seqüência continental eocretácica ( 1 562 mem 31/01/87 )permite antever sua longevidade exploratória e explotatória. A proposta básica de realizar uma análise regional do  trinômio geração-m1gração-acumulação de hidrocarbonetos na sequência referenciada fundamentou-se no estudo dos seguintes parâmetros· a - arcabouço estrutural; b - fisiografia do embasamento pré-cambriano; e - comportamento estratigráfico das unidades cronoestratigráficas; d - áreas de concentração das rochas potencialmente geradoras de hidrocarbonetos. Por se tratar de uma sequência sedimentar ainda pouco conhecida (média de 854 m/poço), porém regionalmente amostrada (média de um poço para cada 45 km2 ), procurou-se, aqui, estudar suas  rochas geradoras, definir as principais avenidas de migração e propor áreas de provável concentração de hidrocarbonetos. O relacionamento estrutural com a associação de fácies sedimentares, sugestivas deste grande sistema de lago tectônico, permitiu uma cJnál1se transparente e objetiva da real potencialidade da bacia. 

Downloads

Publicado

1989-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NEVES, Carlos Alberto de Oliveira. Análise regional do trinômio geração - migração - acumulação de hidrocarbonetos na sequência continental eocretácica da Bacia Potiguar. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 131–145, 1989. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/481. Acesso em: 10 nov. 2024.