Petrografia e diagênese dos arenitos do membro , gomo/formação Candeias (cretaceo inferior) no campo de Rio do Bu, bacia do Recôncavo

Autores

  • Luiz Ferradans Mato Petrobras
  • Edson Meneses Souza Petrobras

Resumo

Os arenitos do Membro Gomo da Formação Candeias (Cretáceo Inferior) constituem as principais rochas-reservatório produtoras de óleo do Campo de Rio do Bu, Bacia do Recôncavo. Possuem granulação média, seleção moderada e teores de matriz inferiores a 1,0% do volume total da rocha. Apresentam variação composicional significativa ao longo da seção vertical. Na porção basal, predominam os subarcóstos e sublitoarenitos, enquanto na porção superior predominam arcósios líticos e litoarenitos feldspáticos. Estas variações, assim como as similaridades composicionais com a matriz arenosa dos conglomerados da Formação Salvador, indicam que a proveniência destes arenitos, na área de Rio do Bu, está relacionada à borda leste da Bacia do Recôncavo. A sequência diagenética observada nestes arenitos pode ser ordenada, do estágio precoce ao tardio, da seguinte forma: a) soterramento e compactação; b) primeira fase de precipitação de cimentos quartzo-feldspáticos; c) cimentacão do espaço intergranular e substituição de silicatos por calcita; d) dissolução do cimento calcítico e grãos do arcabouço - incremento da porosidade; e) retomada da compactação; f) precipitação de cimentos tardios: segunda fase de precipitação de cimentos quartzo-feldspáticos, dolomita, anquerita e clorita.

 

Downloads

Publicado

1988-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATO, Luiz Ferradans; SOUZA, Edson Meneses. Petrografia e diagênese dos arenitos do membro , gomo/formação Candeias (cretaceo inferior) no campo de Rio do Bu, bacia do Recôncavo. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2-4, p. 277–289, 1988. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/536. Acesso em: 20 set. 2024.