Estratigrafia de sequências da porção basal da Formação Los Rastros (Sub-bacia de Ischigualasto/Bacia de Bermejo – Argentina)

Autores

  • Cristiano Mundstock Fischer Petrobras
  • Ubiratan Ferrucio Faccini Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paulo Sérgio Gomes Paim Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Tatiana dos Santos Rennau Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Adriana Bracco Universidad Nacional de San Juan

Palavras-chave:

Estratigrafia de sequências, Depósitos fluvio-deltaicos, Proveniência de borda falhada de rifte, Sedimentação pós-rifte

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a assinatura estratigráfica e os controles da sedimentação em uma bacia rifte lacustre. A partir da análise de imagens de satélite e, principalmente, da descrição de afloramentos, estabeleceu-se um arcabouço estratigráfico na escala de sequências para a Formação Los Rastros (Carniano) da Sub-bacia de Ischigualasto, na Argentina.
Em um intervalo de pouco mais de 120m de espessura, foram delimitadas quatro sequências deposicionais com faciologia e arquitetura estratigráfica similares – refletindo sucessivas variações do espaço de acomodação. Subdivididas em tratos de sistemas, cada sequência inicia com fácies de preenchimento de vales incisos, representados por sheets de canais fluviais entrelaçados na base (trato de sistemas de nível de lago baixo inicial) e depósitos de canais fluviais meandriformes associados a sedimentos finos de planície de inundação para o topo (trato de sistemas de nível de lago baixo final). Os tratos de sistema transgressivo são caracterizados por depósitos fluviais e deltaicos com empilhamento retrogradacional e padrão granodecrescente dos conjuntos de parassequências. Já os tratos de sistemas de nível de lago alto são identificados pelo empilhamento progradacional das parassequências e pela ocorrência de corpos isolados de arenitos lenticulares (ribbons) para o topo, interpretados como canais distributários. 
A recorrência da arquitetura estratigráfica, associada à ausência de espessamentos de seção e ao paralelismo dos estratos, indica estabilidade do rifte nesta fase. Estas evidências, somadas à dominância das paleocorrentes que apontam aporte fluvial a partir da borda falhada, indicam que as variações do nível de base na escala de sequências sejam diretamente relacionadas a flutuações do nível do lago, controladas por fatores climáticos.

Publicado

2009-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FISCHER, Cristiano Mundstock; FACCINI, Ubiratan Ferrucio; PAIM, Paulo Sérgio Gomes; RENNAU, Tatiana dos Santos; BRACCO, Adriana. Estratigrafia de sequências da porção basal da Formação Los Rastros (Sub-bacia de Ischigualasto/Bacia de Bermejo – Argentina) . Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 273–290, 2009. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/128. Acesso em: 19 set. 2024.