Bacia de Sergipe-Alagoas: geologia e exploração

Autores

  • Paulus Hendrikus Van Der Ven · Petrobras
  • César Cainelli Petrobras
  • Gerson José Faria Fernandes Petrobras

Resumo

A Bacia de Sergipe-Alagoas, situada na costa nordeste brasileira, possui uma das mais completas seções estratigráficas conhecidas na margem continental. A história lito-estrutural reflete sua evolução desde bacia intracratônica paleozóica, até a atual fase de margem continental passiva. É nítida a correlação entre a evolução do arcabouço estrutural e o desenvolvimento dos sistemas deposicionais que a 
preencheram. A bacia é produtora em todos os níveis estratigráficos, exceto o Paleozóico. A análise da história exploratória, iniciada em 1890, também oferece constatações interessantes, onde a evolução da apropriação de reservas é proporcional à aquisição de dados sísmicos e ao avanço de novas frentes exploratórias. A evolução das técnicas de investigação geofísica mostra que a bacia ainda oferece inúmeras alternativas de exploração em trapas estratigráficas, horizontes profundos, águas profundas e mesmo na ampliação das reservas de acumulações já conhecidas. 

Downloads

Publicado

1989-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VAN DER VEN ·, Paulus Hendrikus; CAINELLI, César; FERNANDES, Gerson José Faria. Bacia de Sergipe-Alagoas: geologia e exploração. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 307–319, 1989. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/458. Acesso em: 19 set. 2024.