Foraminíferos bentônicos e paleoecologia de uma seção terciária da Bacia de Campos (Poço 1-RJS-305), porção sudeste da margem continental brasileira

Autores

  • Alwine Bertels Universidad de Buenos Aires
  • Ricardo Latgé Milward de Azevedo Petrobras
  • Alita Carmélia Ferreira Mesquita Petrobras
  • Walmir da Silva Abreu Petrobras

Resumo

Este trabalho apresenta, pela primeira vez, um estudo sistemático, a nível específico, dos foraminíferos bentônicos recuperados de uma seção terciária da Bacia de Campos. O levantamento taxonômico das diversas associações de microfósseis que se sucedem ao longo do poço 1-RJS-305, enriquecido por informações de ordem quantitativa e de dados litológicos, permitiu, inferências quanto à evolução paleoambiental da área . A seção analisada mostra uma progressiva redução paleobatimétrica, da base para o topo, evidenciada na curva da razão foraminíferos planctônicos/fauna total. De modo geral, a fauna, embora monótona, é bastante diversificada, indicando condições batimétricas que evoluem de batial superior a nerítico profundo. Episódios de rebaixamentos relativos do nível do mar resultaram nas ausências do Paleoceno Superior, Eoceno Inferior e Médio, Plioceno Inferior e parte do Mioceno Inferior. 

Downloads

Publicado

1989-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BERTELS, Alwine; AZEVEDO, Ricardo Latgé Milward de; MESQUITA, Alita Carmélia Ferreira; ABREU, Walmir da Silva. Foraminíferos bentônicos e paleoecologia de uma seção terciária da Bacia de Campos (Poço 1-RJS-305), porção sudeste da margem continental brasileira. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 175–189, 1989. Disponível em: https://bgp.petrobras.com.br/bgp/article/view/467. Acesso em: 20 set. 2024.